A diretoria Santista anunciou nesta quinta-feira que irá usar o Pacaembu para receber o primeiro jogo da semifinal da Taça Libertadores da América contra o Cerro Porteño. O duelo será disputado na próxima quarta-feira, às 21h50.
Com a decisão oficializada por meio de nota publicada em seu site, o assunto criou polemica entre os próprios torcedores santista, alguns preferem a Vila e outros o Pacaembu.
O time paulista utilizará pela segunda vez consecutiva o estádio paulista, que já recebeu o confronto de volta das quartas de final do torneio continental, contra o Once Caldas, na última quarta. A justificativa dos diretores é que com o jogo no Pacaembu será possível dar uma oportunidade de mais torcedores assistirem o jogo, alem do fato que aumentaria a arrecadação, tendo em vista que nos dois jogos que realizou no Pacaembu obteve a média de 35 mil torcedores, enquanto na Vila Belmiro são apenas 15 mil, e que a obteve uma arrecadação de R$ 2.674.000,00, enquanto a arrecadação do maior publico na Vila Belmiro foi arrecadado R$ 537.000,00 para um publico de 11.871 pagantes.
Para alguns torcedores ficam algumas duvidas:
1-) Esses números são apenas receitas, ou temos que descontar as despesas(Aluguel, transporte e acomodação do elenco , transporte de funcionários, transporte de sócios proprietários de cadeiras cativas da Vila, entro outros)
2-) Se os jogos da Vila foram apenas 11 mil pagantes, o Laudo que o clube possui deve estar errado, pois consta que tem capacidade para um pouco mais de 21 mil pagantes, e em nenhuma das partidas decisivas tinha espaço para mais 10 mil torcedores.
Com a polemica criadas foram vários argumentos ente os que defendem a Vila e os defensores do Pacaembu:
Para Amilcar Correa Junior, grande torcedor santista, blogueiro e integrante da equipe do Chat Passa Bola, o Santos jamais deveria deixar de usar o fator Vila Belmiro onde as equipes adversárias sente mais a pressão e encontram mais dificuldades para jogarem, considera também uma falta de respeito da diretoria com os sócios e torcedores da cidade de Santos, uma vez que com a decisão da diretoria o Santos não jogará mais na competição no estádio da Vila Belmiro por imposição do regulamento da competição que exige capacidade mínima de 40 mil pessoas.
Já alguns torcedores entendem que o Santos não pode fazer uma partida de semifinal para um publico de apenas 15 mil torcedores, e com a criação do Setor Visa na Vila Belmiro não tem mais uma grande pressão como antes e que as partidas realizadas no Pacaembu tem dado resultado positivo para o time, alem de ser uma ótima oportunidade para o clube aumentar suas receitas.
Polemica de torcedores a parte, caberia saber a opinião dos jogadores e recentemente o volante Arouca deu a seguinte declaração ao Sportv. "Tem que jogar onde mandam. Eu preferia jogar na Vila Belmiro. É opinião minha. Na Vila, nós estamos mais acostumados. É menor, um caldeirão, o torcedor fica mais em cima. Fomos muito felizes o ano passado na Vila e acho que esse ano podemos também".
O treinador Muricy Ramalho também disse que preferia jogar na Vila Belmiro, mas respeitaria a decisão da diretoria.
Eu compartilho a opinião de que o jogo deveria ser realizado na Vila Belmiro, não se pode pensar na arrecadação apenas numa partida, uma eventual eliminação do Santos pode custar mais caro do que a arrecadação da partida. Alem dos torcedores da cidade de Santos acomparem o time nas demais rodadas, onde poucos torcedores tem interesse em ir ao estádio e agora na hora do File Mignon sao abandonados. E também pelo fato do campo da Vila Belmiro ser maior que o do Pacaembu.
Eu sou a favor de alguns jogos na Capital e Interior também, so que lembrem que o SANTOS é de Santos.
E espero que os ânimos dos torcedores sobre a polemica Vila Belmiro x Pacaembu se acalmem e se unam para apoiar o time ate o final, e que o Santos supere todas as adversidades que iram encontrar.







